segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Veja atividades liberadas em Pernambuco nesta segunda-feira

Detran abre inscrições para curso de mototáxi -
Mais alguns setores voltam a funcionar em Pernambuco a partir desta segunda-feira (17). Voltam a trabalhar os mototáxis, além do retorno dos cursos livres e treinamentos de lutas marciais. As aulas presenciais das escolas continuam suspensas até 31 de agosto, de acordo com o governo estadual.

Mototáxi

O secretário de Trabalho de Pernambuco, Alberes Lopes, anunciou a volta da atividade dos mototaxistas na última quinta-feira (13). Os protocolos de segurança exigidos incluem a disponibilização de toucas descartáveis para os passageiros, álcool em gel 70% para a higienização, o uso de máscaras tanto pelo passageiro como pelo condutor da moto.
Além disto, os mototaxistas precisam higienizar as motocicletas a cada corrida e quando estiverem nos pontos, precisam respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro..
A atividade estava suspensa desde o dia 23 de março.

Cursos livres

A primeira etapa de retorno das aulas presenciais dos cursos livres começa nesta segunda. As instituições podem voltar com 25% das atividades e só para alunos a partir de 18 anos. Na próxima semana, as aulas voltam para alunos acima de 15 anos. A capacidadade passará a ser de 50%.

Lutas marciais

O treinamento de lutas marciais foi liberado nesta segunda-feira. "Ao longo das últimas semanas, ocorreu a autorização da retomada de treinamento de modalidades individuais e de competições de modalidades individuais. Estavam excluídas desses treinamentos, as lutas. Englobando no setor de esportes, boxe capoeira, artes marciais como o judô, caratê. Enfim. A decisão que foi tomada pelo comitê de enfrentamento foi de a gente avançar, dar mais um passo, na área de esportes. E a partir de 17 de agosto ficam liberados também os treinamentos da lutas", disse o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Frederico Amancio.

Veja em qual fase está cada região

Macrorregião 1

Etapa 7

Ampliação do horário dos shoppings, centros comerciais e serviços de alimentação

Competição entre clubes esportivos
Ampliação da capacidade de igrejas e templos
Liberação dos cursos livres presenciais

Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda, Paulista e Recife, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim,Vertente do Lério, Buenos Aires, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, Tracunhaém, Vicência, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, São Vicente Férrer, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba.
Macrorregião 2

Etapa 6

Liberação das Feiras de Polo de Confecções
Cidades: Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.
Macrorregião 3

Etapa 6

Serviços de alimentação

Academias de ginástica
Polos de confecção

Cidades: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, São Jose do Egito, Tabira e Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.
Macrorregião 4

Etapa 5

Funcionamento de escritórios

Concessionárias de veículos

Cidades: Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade e Morelândia.
Exceções
A situação da pandemia ainda divide o cenário na Macrorregião 4. As cidades pertencentes à 9ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Araripina, permanecerão na Etapa 4, na qual é autorizada a construção civil com 100% dos funcionários, salões de beleza, atividades esportivas, varejo de rua e comércio de veículos com 50% da capacidade. A exceção fica para Araripina e Ouricuri, onde a redução do número de casos da covid-19 ficou aquém do desejado. Os dois municípios retrocederam à Etapa 2 do plano até o dia 16 de agosto. Só estão autorizados a funcionar os serviços considerados essenciais, como, por exemplo, mercados, padarias e farmácias.
Informações NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário