terça-feira, 30 de junho de 2020

Resultado final da enquete na corrida pela prefeitura de Jataúba

Mesmo com as indefinições quanto às datas das eleições 2020, a corrida mesmo que de forma remota de pré-candidatos a prefeito, vice, e vereadores não param, em tempos de pandemia os bastidores políticos continuar a todo vapor e enquanto políticos em muitos casos ficam só nesse trabalho de bastidores, correligionários intensificam as discursões políticas, principalmente nas redes sociais.

Em Jataúba e Região não é diferente, e nas últimas semanas uma enxurrada de enquetes de vários blogs tem circulado nas redes sociais e os resultados que parecem mais uma gangorra tem deixado eleitores e políticos com uma pulga atrás da orelha sobre como de fato andam as intenções de voto do eleitor jataubense. Mesmo sem valor científico as enquetes afloram os ânimos e nas últimas realizadas no município algumas apontaram Boy ou Dra. Cátia pré-candidatos da oposição como vencedores e outras o vice-prefeito Jackson Buraco pela situação como vencedor.

O Blog Folha de Jataúba lançou no último domingo uma enquete que ficou no ar por 30 horas onde trouxe em seu questionário quatro perguntas, para votar o internauta precisava está com uma conta de e-mail ativa e só foi permitido 1 voto por conta de e-mail impedindo que alguém pudesse votar mais de uma vez. Ao final 312 internautas opinaram, sendo que alguns não votaram em todas as opções apresentadas, e o resultado final foram os seguintes:

Cátia Ribeiro 61%
Jackson Buraco 25%
Euzébio Sena 12%
Nenhum 2%

Total 308 votantes.


Na rejeição, onde foi perguntado em quem o internauta não votaria de jeito nenhum:

Jackson Buraco 40%
Cátia Ribeiro 32%
Euzébio Sena 28%

Total 312 votantes.

Já para vereador que foi também tema da enquete, duas perguntas foram feitas as internautas, na primeira eles teriam que opinar quais dos atuais 11 vereadores de Jataúba merecem renovar os seus mandatos nas próximas eleições e a avalição na ordem foi: 1- Firoca, 2- Zuza do Jacu, 3- Josilene, 4- Jackson Galego, 5- Paulo Floriano, 6- Zito Lopes, 7- Maviael, 8- Antônio Biloza, 9- Luzimário, 10- Veinho, 11- Naldo de Bileu. Sendo que nessa opção o internauta poderia escolher mais de uma opção, e o que chamou a atenção foi dos 312 votantes 36,5% disse que nenhum dos 11 vereadores atuais merece renovar o mandato.

O resultado da pergunta, em quem você votaria hoje para vereador na cidade de Jataúba obteve mais de 60 nomes citados já que era uma pergunta livre e em respeito a todos os que apareceram como opção de votos não será divulgado, no entanto, o que chama a atenção é que dos 11 que apareceram com mais votos na enquete, cinco não fazem parte da atual legislatura.

Lembrando sempre que essa enquete não tem nenhum valor científico, e não pode em hipótese alguma servir como base real de números para as eleições, ou considerada como pesquisa eleitoral.

Jota Silva / Folha de Jataúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário