segunda-feira, 13 de abril de 2020

Jataúba; Mesmo sem casos do COVID-19 município tem repercussão negativa na imprensa da Região

Jataúba News : Inauguração da Praça José Lopes de Siqueira em Jataúba.
 Alguns acontecimentos da política jataubense pegaram muito mal nos últimos dias não só em meio a população principalmente nas redes sociais como também na imprensa falada e escrita de Jataúba e da região. Três fatos chamaram a atenção de todos nos últimos dias e a publicação no Diário Oficial dos Municípios do último dia 07 de abril referente a sanção por parte do prefeito do município de um projeto que regulamenta o reajuste de salários do prefeito, vice, vereadores e secretários a partir de janeiro de 2021 foi a gota d’águia para que as críticas surgissem de forma mais veemente.

Pegou mal 1
O que chamou a atenção de todos quanto ao reajuste, foi além dos valores, que em tese ficariam em segundo plano se o momento não fosse de crise. A revolta popular e da imprensa foi que tudo aconteceu em meio a pandemia do COVID-19 e o mínimo que se esperava era um pouco de respeito para com a população. A justificativa de que o reajuste só valerá a partir de 2021 não foi suficiente para diminuir as críticas e o município apareceu de forma negativa nas páginas dos principais blogs da região no que foi chamado ironicamente de: "O trem da alegria".

Pegou mal 2
Outra situação que tem revoltado a população é a falta de ações para a população em meio à crise do COVID-19, pois, com comércio parado, muitas famílias tem encontrado dificuldade de se manter e os poderes executivo e legislativo jataubense pouco tem feito para dar assistência a essas pessoas. A prefeitura pouco tem se pronunciado a respeito e está em defict de assistência aos necessitados, já a câmara de vereadores a principal ação foi suspender as reuniões ordinárias e firmar um acordo para que os vereadores compareçam à casa de leis só pra assinar. Um verdadeiro tapa na cara da população.

Pegou mal 3
Quando se imagina que já se viu tudo, depois da repercussão negativa quanto a aprovação por parte dos vereadores e a sanção do projeto que visa o aumento de salário dos vereadores, prefeito, vice e secretários em Jataúba, um dos vereadores de mandato cobrado por um cidadão em redes sociais para dar explicações disse que não deve satisfações a ninguém e que foi uma matéria apresentada pelo presidente da casa. Como se não bastasse o tal vereador ainda disse que se o presidente da câmara fosse ele o reajuste seria bem maior e que um vereador iria ganhar 20 mil reais.

Por fim, saiu na última semana a lista de municípios e os valores que receberão do Governo Federal para ações de combate ao COVID-19 e Jataúba será beneficiada com R$ 78.281,24 valor irrisório se comparado a outros municípios pernambucanos como Jatobá, por exemplo, que mesmo com uma população de aproximadamente 4 mil pessoas a menos que Jataúba irá receber R$ 213.926,88. Qual a explicação para tudo isso?   


Jota Silva / Folha de Jataúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário