quarta-feira, 18 de março de 2020

A pandemia de Coronavírus - Edson Vieira pede que população respeite medidas de segurança para evitar proliferação do Coronavírus e anuncia suspensão das feiras no Polo de Confecções

Apesar de Santa Cruz do Capibaribe ainda não ter nenhum caso de contaminação pelo Covid-19 (novo coronavírus), o município está adotando medidas para evitar possíveis casos, respeitando ao máximo as medidas de segurança.

O prefeito Edson Vieira participou na edição de hoje do programa Rádio Debate, da Rádio Polo e cobrou que a sociedade também ajude nas medidas preventivas determinadas pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.“Temos que pedir à população reflexão, se for preciso temos que esvaziar as ruas, vão para casa e vamos evitar aglomerações”, comentou.

Durante o dia de ontem (18), o prefeito esteve na capital pernambucana com gestores de todo o estado e o governador Paulo Câmara, e lembrou que as medidas estão sendo mais rígidas, com o objetivo de proteger a população.

A partir de agora, os eventos, que previam a suspensão de eventos com aglomerações superiores a 500 pessoas, determina que as aglomerações a partir de 50 pessoas devem ser evitadas.

No setor da saúde, todas as cirurgias eletivas estão suspensas, as únicas que serão permitidas são as de urgência, Edson também mostrou sua preocupação com os casos de contaminação comunitária, aquela que acontece sem que seja possível identificar onde o indivíduo contraiu a doença e solicitou que as pessoas que puderem, isolem os idosos da sua família.

“A partir do momento que temos uma propagação do vírus na forma comunitária, temos a situação de proliferação ainda mais preocupante, nossa orientação é que se você que tem mais de 60 ou 70, fique isolado, não receba amigos em casa, se sua família tiver um sítio, sendo possível, vá para este local e não receba pessoas, fique isolado, não é um momento de férias, é de reflexão”, orientou.

O prefeito santa-cruzense lembrou que todos os gestores precisam assumir sua responsabilidade com relação ao enfrentamento ao Covid-19. “Temos que cuidar do povo, todas as decisões que estão sendo tomadas, se baseiam em diálogos com técnicos, especialistas que estão nos orientando a tomarmos as decisões corretas. Algumas pessoas ainda não têm dimensão do que é esse problema, se a população for atenta e obediente, conseguiremos vencer”, afirmou. 
Aglomerações nos açudes

Imagem: Jefferson Lulu

Nos últimos dias, alguns mananciais da região transbordaram após anos de estiagem, uma condição que faz com que a população busque aproveitar este momento para se confraternizar e comemorar o acontecimento, mas mesmo se tratando de locais abertos, é necessário que se evite este tipo de aglomerações, conforme lembrou Edson.

“As pessoas que estão indo até os açudes, mas vamos entender que se agora teremos mais água nesses mananciais, ao invés de ir até o local, vamos curtir essa alegria dentro de casa, aproveitar a água para higienizar nossos ambientes e lavar as mãos com frequência”, disse.

Edson Vieira parabenizou as orientações tomadas pelo Ministério da Saúde, os técnicos e especialistas e lembrou que a população que precisa trabalhar mesmo após a orientação de isolamento, precisa estar vigilante para manter a higienização. “Se você não tem álcool em gel, use o sabão em barra, se você saiu para trabalhar, chegando em casa, ao invés de cumprimentar seus parentes, tome banho imediatamente, evite o contato físico não podemos brincar com isso, há pessoas sendo infectadas em Pernambuco sem saber por causa da infecção comunitária, é preciso o apoio da população”, cobrou.


Academias fechadas e Feiras suspensas - E em uma reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, que reuniu classes setoriais e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, ficaram definidos, o fechamento do Parque Florestal, a suspensão do ‘Cidade Lazer’, o fechamento de academias de musculação e a suspensão das feiras no Moda Center Santa Cruz, assim como, do Parque das Feiras de Toriama e a Feira da Sulanca de Caruaru.

O prefeito anunciou as novas decisões em entrevista concedida a vários meios de comunicação da cidade e região, na sede do Poder Público Municipal. Edson frisou que o Comitê Gestor criado nesse momento de crise. Ele ainda afirmou que as medidas entram em vigor de imediato e fazem parte das medidas de controle de combate em meio a pandemia do Coronavírus. 

Do Blog do César Mello / Com informações do Blog da Polo

Nenhum comentário:

Postar um comentário