quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Coluna - De Olho na Política - Por Diógenes Ramos

Resultado de imagem para eleições 2020
Na nossa última coluna do ano o assunto não podia ser diferente. Faremos aqui uma breve retrospectiva analítica dos fatos que mobilizam os bastidores da política da cidade de Jataúba.

VAI OU JÁ FOI?
O silêncio de Mamão quanto ao seu futuro político anda deixando muita gente com uma pulga atrás da orelha. Apesar de pessoas próximas dizer que o mesmo já aderiu ao projeto da Terceira Via, inclusive o deputado Diogo Moraes, o próprio Mamão ainda não deu se quer uma declaração. Porém informações dão conta que a aliança está fechada e que os últimos detalhes serão resolvidos em uma reunião que acontecerá no mês de janeiro.  O fato é que Mamão precisa de um novo gás político, e esse gás só pode ser dado pela Terceira Via. Alguns correligionários comentam que o governo do estado tentou uma junção de Mamão com o grupo de situação, mas não obteve sucesso. Como bom político, Mamão já percebeu que é o melé do jogo e só irá se pronunciar na hora certa.


BRIGA SEM FIM
A disputa por siglas partidárias está sendo mais intensa do que mesmo a disputa para conquistar novos aliados. A bola da vez é novamente o comando do PSB em Jataúba, que já foi alvo de disputa há algum tempo atrás. Nesse primeiro embate o grupo de situação saiu vencedor, porém em entrevistas recentes o deputado Diogo Moraes disse que o PSB voltará para as mãos de Mamão. Será que dessa vez vai? Nesse imbróglio todo tem que se levar em consideração uma coisa, o fato do REPUBLICANOS de Silvinho estar indo para a base do governador Paulo Câmara, ou pelo menos irá dar apoio às matérias que achar pertinente e benéfica para os pernambucanos. Essa aproximação do REPUBLICANOS com o PSB na capital respingará em Jataúba? Caso isso aconteça, como ficará a relação do governador Paulo Câmara com o prefeito Antônio de Roque? Estarão no mesmo palanque em Jataúba, Edson Vieira, Alessandra Vieira e Diogo Moraes? E por último, o que fato existe por trás dessa disputa por comando de siglas partidárias? Tempo de propaganda e fundo partidário seria um dos fatores?


PRESIDENTE EX-PRESIDENTE

Mal começou os trabalhos a frente do diretório municipal do PSDB em Jataúba e o então presidente Jailson Kaô abandonou o barco. Informações dão conta de que o empresário já vinha há algum tempo insatisfeito com a postura de alguns integrantes do grupo da Terceira Via, e a nomeação de determinada pessoa como porta-voz do partido foi a gota d’água para que o mesmo decidisse não ser mais o presidente do PSDB em Jataúba. Além disso, Kaô já deu declarações onde disse que se Mamão estivesse na Terceira Via, ele estaria fora, cogitando apoiar o atual vice-prefeito Buraco, caso Buraco se confirme como pré-candidato a prefeito pelo grupo de situação.

CHAPA BOA?
Resultado de imagem para dor de cabeça
Em mais de 30 anos na vida pública e com 5 mandatos, o prefeito Antônio de Roque nunca se viu tão pressionado para escolha da chapa numa eleição municipal como está sendo agora. A grande dor de cabeça é quanto à composição da chapa majoritária. O candidato natural em tese é o atual vice-prefeito, Jackson Ribeiro (Buraco), mas, o prefeito tem evitado falar sobre eleição e principalmente sobre quem será o candidato do grupo de situação. Vários correligionários e até mesmo vereadores do grupo dão como certa a indicação de Buraco para a cabeça de chapa. Mas a grande incógnita é: Quem será o vice? Em uma disputa acirrada por uma cadeira na câmara, nenhum vereador quer abrir mão de sua reeleição para se aventurar em uma candidatura majoritária. Diante disso, alguns nomes têm surgido, como por exemplo, o do secretário de finanças, Anderson Avelino, mas segundo informações não está sendo bem aceito por membros do grupo de situação.

Sem poder tirar um vereador da base e o outro não sendo bem aceito por alguns integrantes do grupo, um nome forte que poderá compor a chapa juntamente com Buraco é o do secretário de Agricultura Zainha, ambos do PSB. Zainha tem grande articulação política, principalmente na Zona Rural, e poderá ser a solução para a dor de cabeça que o prefeito Antônio de Roque anda tendo para compor a chapa majoritária. Mas, pesquisas serão feitas para saber quem é o melhor candidato. O fato é que novos nomes poderão surgir.

HABILIDADE POLÍTICA
Herdando as habilidades política do seu pai Teófilo Ribeiro, o empresário Val (Boy) vem construindo desde a eleição de 2018 um grupo forte. Juntando antigos desafetos e oportunizando espaço dentro do grupo para pessoas que não tinham sequer voz ativa dentro do grupo ao qual faziam parte anteriormente. Apesar dessa habilidade, Val tem tido um trabalho gigantesco para apaziguar os ciúmes que rondam o grupo, principalmente no que tange a ida de Mamão para a terceira via. Segundo informações alguns integrantes resistem à ideia de junção com Mamão e o fato de o mesmo ocupar a vaga de vice na chapa, que ao que tudo indica será encabeçada pela Drª Cátia. Até as convenções muita coisa poderá acontecer.

QUARTA VIA
Apesar das brincadeiras em algumas redes sociais, a quarta via será realidade nas eleições municipais de 2020. Alguns remanescentes do grupo “Fofa Terra” estão se articulando com velhas lideranças políticas de uma família tradicional no cenário político local, além de alguns candidatos que concorreram ao cargo de Conselheiro Tutelar. O principal propósito é tentar eleger pelo menos um vereador. O grupo se reuniu no último dia 23/12 para traçar as estratégias que serão colocadas em prática logo nas primeiras semanas de janeiro.

Se não bastasse tudo isso, outros episódios marcaram os bastidores da política jataubense ao longo deste ano de 2019. De tudo teve um pouco, e até o dia das convenções muita coisa ainda pode acontecer, inclusive desistências e dissidências.

O Blog do DidiRamos estará de olho em tudo, trazendo, muitas novidades a respeito da política local e também de cidades circunvizinhas. Por oportuno agradeço os milhares de acessos neste ano de 2019, foram fundamentais para alavancar o nosso blog, que neste ano de 2020 completará 10 anos.

Desde já, desejamos aos nossos leitores um Ano Novo repleto de paz, saúde e realizações. Até 2020!!!

Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário