quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Bastidores das eleições 2020 esquentam na cidade de Jataúba

O ano de 2020 chegou e trouxe consigo a apreensão e expectativa que são corriqueiras em ano eleitoral, principalmente quando se trata de eleições municipais. Na cidade de Jataúba o clima não é diferente e um misto de apreensão e expectativa toma conta de lideranças politicas, correligionários e eleitores que veem os grupos políticos do município se movimentarem o tempo todo nos bastidores visando fortalecer cada vez mais as suas bases. Há uma grande expectativa de que até março ou abril muitas coisas sejam definidas e ai sim poderemos ter mesmo antes das convenções um rascunho de como será o pleito no município que deve ultrapassar a barreira dos 14 mil eleitores nas eleições desse ano.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Uma coluna veiculada no Blog Folha de Jataúba repercutiu na região entre os principais analistas políticos uma vez que na mesma foi falado que o atual prefeito do município está acuado politicamente com o desenho que se forma no município para as eleições de outubro próximo. Na gíria podermos definir bem a situação do gestor que ver minar um grupo que esteve coeso durante aproximadamente 20 anos e hoje está de cabeça inchada, pois, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

Apesar de tudo Roque tenta pelo menos publicamente passar uma imagem de que está tranquilo com relação ao pleito, mas a grande verdade é que fará de tudo para eleger o seu sucessor, ao contrário de outras administrações obras e mais obras tem sido anunciadas e segundo informações o prefeito irá usar a estratégia da continuação do trabalho para conquistar o voto dos eleitores jataubenses. Como se não bastasse, de uma vez só o prefeito poderá está perdendo dois partidos importantes que estão na sua conjuntura política o PSDB e o PSB o que tem sido um duro golpe de ser assimilado.

Recentemente informações do radialista Marquinhos Aragão dão conta de que o prefeito teria dito em praça pública para algumas pessoas que não perde política nem mesmo pra quem a inventou, uma declaração perigosa já que a mesma pode ser compreendida em dois sentidos. Essa declaração indica autoconfiança no trabalho e no candidato que será apresentado pelo mesmo? Ou soa como menosprezo aos seus opositores (adversários) politicamente falando?

Ajoelhou tem que rezar.
É assim que definimos as declarações do empresário e líder da terceira Boy Ribeiro na sua última entrevista na cidade de Jataúba, Boy declarou falando sobre alguns membros do grupo de situação que “cutucaram a onça com vara curta” e que isso foi um fator motivador para que o mesmo lutasse a cada dia para o fortalecimento do grupo. Trocando em miúdos podemos definir a frase de duas formas tais como: Mexeu, agora aguente ou mesmo ajoelhou tem que rezar.

Em pouco mais de três anos o grupo que iniciou em 2015 com Chico de Irineu e Furibinha foi motivo de chacota no município e em 2018 foi considerado por muitos o azarão da política jataubense, com muita habilidade e uma equipe forte de articulação Boy que passou a liderar o grupo em 2018 tem conseguido fortalecer o projeto a cada dia e chaga as eleições de 2020 como favorito a vencer a corrida para prefeito, a grande incógnita está em quem irá encabeçar essa chapa já que o bordão ‘Ele ou Ela’ continua se referindo ao nome de Boy e Dra. Cátia. Informações dão conta que há uma grande probabilidade de ser confirmado o nome de Dra. Cátia como pré-candidata do grupo já que a mesma tem estado próximo do povo e demostrado um nível alto de aceitação pela população jataubense.

Em suas entrevistas Boy tem deixado claro que independente de política nunca deixou de ajudar as pessoas da sua terra natal (Jataúba), e que o seu desejo é fazer um grande trabalho no município. O empresário junto com seu grupo tem feito um trabalho paralelo à prefeitura e vem atuando em todas as áreas do município com um trabalho diário tanto na sede como na Zona Rural. A verdade é que o grupo promete vir com todo o gás nas eleições de 2020 e pretende não só ganhar as eleições para prefeito, mas, também fazer a maioria dos 11 vereadores que serão eleitos para o quadriénio 2021/2024.

Comendo pelas beiradas.
Depois de muito tempo em silêncio com a imprensa o que podemos perceber é que o líder político Fábio Mamão está literalmente comendo pelas beiradas, como diz o adágio popular. Fábio não fala com a imprensa desde as eleições de 2018 e durante esse tempo surgiram muitas especulações ao seu respeito, fato é que depois de tudo isso o vaqueiro como é carinhosamente conhecido poderá surgir de forma triunfal já que há uma grande expectativa na cidade e comenta-se que Mamão enfim vai falar e expor o seu posicionamento político.

Segundo informações dia 24 de janeiro será marcado em Jataúba pela junção de Fábio Mamão e Boy Ribeiro algo que para alguns parecia improvável, porém, informações dão que está tudo certo e sendo preparado para que o vaqueiro volte à cena política local com as honras que merece já que sempre foi um líder respeitado não só em Jataúba, mas, na região e no estado. Outra informação importante é que Mamão levará consigo um grupo forte e coeso e pra quem pensava que o vaqueiro estava acabado poderá ter uma grande surpresa.

De quebra o Líder político que sempre foi a principal dor de cabeça do atual prefeito está se unido um dos seus mais importantes aliados das últimas eleições e talvez por isso, aliados do prefeito declararam recentemente em redes sociais que as pessoas que se mantiverem firmes não acompanhar Fábio Mamão para o projeto da terceira via terão emprego garantido na prefeitura sem mesmo eles pedirem. O que podemos definir é que Mamão terá um papel importante nessas eleições e chega mais uma vez muito forte, demostrando que muitas das vezes é melhor optar pelo silêncio e comer pelas beiradas deixando pra falar no momento certo.

De fato as eleições 2020 prometem fortes emoções e estamos de olho em cada detalhe do que acontece nos bastidores, pois, a hora chegou e como diz meu amigo Hildo Teixeira, “vai começar tudo de novo”.

Jota Silva / Folha de Jataúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário