quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Jataúba-PE; Após recesso vereadores voltam as atividades em sessão marcada por cobranças da oposição

Resultado de imagem para camara de vereadores de jataúba
Foto: Arquivo
Após trinta dias de recesso os vereadores da cidade de Jataúba realizaram na noite nesta terça-feira mais uma reunião ordinária, reunião essa que estava cercada de expectativas muito em função da polêmica da semana envolvendo o presidente da câmara o vereador Paulo Floriano (MDB) que teria dito a populares em um bar que se o candidato do grupo de situação fosse o vice-prefeito Jackson Buraco (PSB) não votaria nele de forma alguma.

Na reunião desta terça Paulo não se pronunciou sobre o caso e apenas quatro dos dez presentes fizeram uso da tribuna, a ausência ficou por conta do vereador Jackson (Galego de Antônio de Roque) que não compareceu a sessão. Como também já era esperado o principal tema dos discursos principalmente dos vereadores de oposição foi à quantidade de vagas disponibilizadas pela prefeitura para o concurso público que deve ter seu edital lançado nos próximos dias e no primeiro momento oferece 60 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
Resultado de imagem para zuza jataúba
Em seu discurso o vereador Zuza do Jacu (PT) cobrou da gestão celeridade nas obras de pavimentação asfáltica no município, pois, segundo ele a obra já deveria ter começado há muito tempo e questionou o fato de uma mesma empresa está ganhando todas as licitações no município, segundo Zuza a referida empresa Lettal Construções não dispõe de maquinários, pois, o que se ver são os carros da prefeitura trabalhando nas obras e muitas das vezes até mesmo funcionários da prefeitura e disse que isso precisa ser esclarecido. O vereador disse que na licitação há 16 itens e vai fiscalizar para que todos sejam cumpridos.

Zuza criticou a quantidade de vagas oferecidas no concurso público e classificou como uma vergonha já que segundo o vereador todas as áreas do município carecem de funcionários efetivos. Em tom de desabafo Zuza disse que tem nomes de pessoas que andaram dizendo no município que os vereadores de oposição teriam denunciado o fato de o prefeito está tapando os buracos da PE-160 e afirmou que nenhum vereador fez isso, segundo ele, essas pessoas querem colocar a população contra os vereadores e exigiu que alguém mostre o protocolo da denuncia, visivelmente irritado com a situação o vereador mandou um recado: “Eu tenho os nomes de quem falou e vou ser bem claro, ou essa pessoa para com isso ou vai ter que provar junto ao Ministério Público, pois, a denuncia que não foi feita contra o prefeito, vai ser feita contra ela”, finalizou Zuza.
Resultado de imagem para veinho jataúba
O vereador Veinho (MDB) destacou o trabalho que vem sendo realizado no município e falou sobre os postos de saúde que estão para serem entregues, a construção de banheiros públicos para pessoas carentes da Zona Rural, a Praça dos Estudantes, a recuperação das estradas vicinais e construção da creche que segundo ele estava para ser interrompida por falta de repasses do governo federal, mas, que em viagem a Brasília o prefeito junto do deputado Ricardo Teobaldo conseguiram liberar recursos para continuação da obra.

Sobre o atraso dito pelo vereador Zuza quanto às obras de asfaltamento disse que acha que não se iniciou pelo fato do dinheiro ainda não ter sido liberado pela caixa e que assim que for liberado os recursos a obra será feita, Veinho destacou o trabalho que vem sendo feito e disse que nunca é tarde para fazer o bem a população.
Resultado de imagem para maviael jataúba
O vereador Maviael (PSD) criticou a fala do vereador Veinho e disse que um vereador não pode ir para a tribuna com achismo. “Quando vier pra tribuna defender as coisas da administração venha com papel vereador, documentos, como eu e o vereador Zuza fazemos, não venha com achismo, pois, isso é muito feito para um representante do povo”, disse o vereador que também criticou a quantidade de vagas oferecidas no concurso público do município, segundo ele o prefeito jogou uma isca para a oposição, para que os mesmos entrassem no Ministério Público contra a realização do certame e o mesmo ganhasse tempo dizendo não ter realizado por culpa da oposição e disse: “Nós não vamos cair nessa”, destacou.

Maviael cobrou transparência da gestão e disse que a oposição tem feito o seu papel de fiscalizar, segundo ele, coisas simples estão sendo negligenciadas pelo poder executivo como, por exemplo, a fixação de placas indicando valores, início e término das obras, mas, garantiu que vai continuar cobrando. Segundo ele o prefeito de forma muito estranha está trabalhando como nunca o fez em 20 anos e disse que isso é fruto da união de um grupo forte que vai para as eleições de 2020 com plenas condições de tirar o prefeito do poder depois de 20 anos. “Antes todo mundo sabia quem ia ganhar e quem ia perder, mas, agora ele tá apertado, sabe que pode perder a prefeitura”, finalizou Maviael.
Resultado de imagem para firoca jataúba
O vereador Firoca (PTB) falou do compromisso que o empresário Boy tem com o povo de Jataúba e disse o mesmo tem feito muito pelo município, coisas que a população nem sabe, pois, o mesmo não gosta de falar, Firoca criticou algumas pessoas que ficam em redes sociais cobrando ações da terceira via e disse que o grupo não obrigação de fazer nada pelo município e declarou que o prefeito sim tem obrigação.

Segundo o vereador, a partir do ano que vem é que o grupo vai mostrar a que veio quando emendas dos deputados apoiados pelo grupo começarem a chegar ao município para obras que irão beneficiar a toda a população. O mandou um recado para a gestão dizendo que construir praças é muito importante, mas, que o prefeito do município deveria se preocupar mais com a questão hídrica já que a população vem sofrendo há anos com a falta d’água no município. Quanto ao concurso Firoca disse que é uma pena, depois de 21 anos sem concurso público, a prefeitura abrir uma seleção para apenas 60 vagas.

Os demais vereadores não se pronunciaram.

Jota Silva / Folha de Jataúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário