quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Secretaria Estadual de Saúde confirma 22 casos de sarampo

Secretaria Estadual de Saúde confirma 22 casos de sarampo
Já são 22 casos confirmados de sarampo em Pernambuco, segundo revelou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quarta-feira (25). Segundo a SES, até a última sexta-feira (20), foram notificadas 698 suspeitas da doença, sendo 202 descartadas e 474 estão em investigação.
Dos casos confirmados de sarampo, três foram no Recife, seis em Caruaru, oito em Taquaritinga do Norte, incluindo a morte de um bebê de sete meses, um em Frei Miguelinho, um em Santa Cruz do Capibaribe, um em Vertentes, um em Bezerros e um em Toritama. Com exceção da capital pernambucana, os outros municípios com casos confirmados são do Agreste do Estado.
A SES-PE informou também que, em Pernambuco, foram aplicadas 230.877 doses da vacina entre agosto e setembro. No Agreste, região que concentra o maior número de casos confirmados do sarampo, entre janeiro e setembro, 75.677 pessoas foram vacinadas. O órgão informou ainda que o Estado já atingiu uma cobertura vacinal de 95,8% da tríplice viral do público com 1 ano, população que tem mais risco para agravamento da doença. 

Imunização

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:
 Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.   
- Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses da tríplice viral;
- Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose da tríplice viral;
- Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Sarampo no Brasil

O Brasil registrou 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados, nos últimos 90 dias, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. O número representa um aumento de 13% em relação ao último monitoramento. Ceará e Paraíba passaram a integrar a lista de estados com transmissão ativa do sarampo.
Os dados referem-se ao período de 30 de junho a 21 de setembro e representam 84,3% do total de casos registrados este ano. O balanço mostra ainda que há 21.711 casos em investigação e 5.818 que foram descartados. Não há novos registros de mortes pela doença. Ao todo, neste ano, foram registrados quatro óbitos. 
A maior parte dos casos confirmados (4.374) está concentrada em 168 municípios de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Em seguida, estão Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, com 22 casos em cada estado; Santa Catarina, com 12; Paraná, 13; Rio Grande do Sul, 7; Ceará e Paraíba, com 5 casos em cada estado; Maranhão, Goiás e Rio Grande do Norte, com 4 casos cada; Distrito Federal e Pará, com 3 casos cada; Mato Grosso do Sul e Piauí, com 2 cada; e, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, cada estado com um caso confirmado de sarampo. 
Informações Rádio Jornal Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário