terça-feira, 17 de setembro de 2019

'Fala Jota Silva' a política jataubense passada a limpo

Com o ano de 2020 chegando o Blog Folha de Jataúba lança o quadro ‘Fala Jota Silva’ que semanalmente vai trazer informações dos principais grupos políticos da cidade de Jataúba. Em face das eleições municipais do ano que vem os bastidores não param e nas rodas de conversas, mesas de bar, casamentos, aniversários, briga de galo, velório e qualquer outro lugar onde haja uma pequena aglomeração de pessoas, o assunto que não sai da boca do povo é sem dúvidas as eleições do ano que vem que irá eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores que assumirão os seus mandatos a partir de 01 de janeiro de 2021.

Mandando o recado
Nas últimas semanas uma fala do deputado Federal Sílvio Costa Filho (PRB) foi tema dos principais debates políticos da Região, Silvinho como é carinhosamente conhecido pelos seus aliados praticamente definiu o empresário e líder da terceira via de Jataúba o Boy, como pré-candidato do grupo na cidade de Jataúba. Nesta segunda-feira mais uma vez Silvinho lançou a deixa e uma rede social postou uma foto ao lado do empresário e na legenda colocou: “Almoço com o amigo Boy, pré-candidato a prefeito pelo Republicanos 10 no município de Jataúba, ao lado do amigo Tonho” disse Sílvio.

Integrantes da terceira via em Jataúba vibraram com a postagem e a cada dia aquilo que para muitos poderia ser improvável ante as ocupações do empresário pode se tornar uma realidade e o mesmo de fato pode disputar as eleições. Nas redes sociais um movimento começa a ganhar corpo onde o slogan ‘ELE OU ELA’ tem ganhado força fazendo menção ao próprio empresário ou a sua esposa que tem ganhado notoriedade e demonstrado popularidade.

Nos bastidores informações dão conta de que o Boy está de orelha em pé com alguns aliados e tem fechado aos poucos alguns espaços, segundo uma abelhinha se o candidato do grupo não for ELE ou ELA, certamente será alguém de muita confiança do empresário e alguns nomes que hoje alimentam essa esperança podem literalmente cair do cavalo.
Resultado de imagem para antõnio de roque pensando jataúba

Dor de cabeça
Apesar de aparentemente está tranquilo quem está com uma tremenda dor de cabeça é o prefeito Antônio de Roque (MDB), e olhe que Doril nenhum pode curá-la, é que mesmo fazendo um bom governo e tendo um índice alto de aprovação o prefeito que teoricamente teria uma decisão fácil na escolha do seu sucessor viu o quadro mudar quando perdeu vários aliados na última eleição de deputado e agora ver um dos seus principais aliados se não o principal liderar o grupo da terceira via no município.

Roque que historicamente sempre definiu ou pelo menos anunciou nos acréscimos agora precisa mudar a estratégia e trabalhar o nome do seu sucessor no mínimo no intervalo do primeiro para o segundo tempo uma vez que o movimento dos seus adversários tem sido pesado e no caso de adotar a mesma estratégia e deixar para anunciar esse nome nos acréscimos pode significar para o prefeito literalmente ver a vaca ir para o brejo.
Fiel apesar de tudo, o vice-prefeito Buraco é o mais cotado e para alguns aliados do prefeito é nome certo, porém, só será apresentado no momento certo, frequentemente o vice-prefeito tem sido visto ao lado do secretário de finanças do município que para alguns pode ser uma surpresa caso o prefeito não opte por seu compadre Jackson, um nome de uma mulher também não está descartado segundo as más línguas e se não bastasse essa dor de cabeça um fato novo tem abalado as estruturas do grupo de situação.
É que segundo informes o gestor municipal está prestes a perder um dos principais partidos uma vez que não é surpresa pra ninguém, a deputada Alessandra Vieira que foi majoritária no município e preside o PSDB no estado já sinalizou que a legenda deve ser entregue ao grupo da terceira via, em seu favor o prefeito tem a amizade com o presidente nacional do partido o ex-deputado Bruno Araújo, quem levará essa queda de braços, informações dão conta de que os próximos dias serão decisivos e apesar de tentar mostrar que não está nem aí pra situação, fato é que o prefeito tem mais essa dor de cabeça para as eleições de 2020.

Apareceu sorrindo mais em silêncio
Esse é o retrato do líder político Fábio Mamão (PDT) que depois um período longo de sumiço reapareceu no último dia 7 de setembro, e distribuiu sorrisos pelas principais ruas de Jataúba fato que não ocorria há alguns anos durante as comemorações da Independência. Mamão pousou para fotos ao lado do radialista Marquinhos Aragão e do ex-aliado se é que assim podemos dizer, Zito Basílio que fazem parte da terceira via.

Há quem dê como certa a ida de Mamão para o grupo liderado pelo Boy, no entanto, segundo informações o fato ainda não foi concretizado pelo fato de alguns escudeiros de Mamão resistirem a ideia e defenderem que o mesmo encabece uma candidatura própria a prefeito em 2020, o que seria praticamente um suicídio político diante do quadro atual da política jataubenese. Outro fator que segundo informações tem dificultado a decisão de Mamão são acordos políticos que o mesmo assumiu principalmente com os deputados Wolney Queiroz e Diogo Moraes que não teria espaço no novo projeto.
Na última semana, Mamão mostrou que tá ressurgindo com tudo e após participar de um evento do governo do estado na cidade de Caruaru foi visto ao lado de Diogo nos corredores da ALEPE, segundo informações Diogo não quer perder o aliado que tem um patrimônio político de votos em Jataúba e será como diz o professor Arnaldo Cícero Marques o fiel da balança nas próximas eleições.

Nas rodas de conversas de Jataúba o que se é que se Mamão ficar como está, mesmo fragilizado depois de perder aliados importantes mantem a sua liderança. Se juntar forças com a terceira será o fator principal de uma possível vitória e poderá ter um bom espaço num futuro governo e se resolver fazer o mais improvável, porém, não descartado por algumas pessoas que seria uma junção com o atual prefeito iria contra o seu próprio discurso e se acabaria de vez. Fato é que nos bastidores há muitas especulações e até o carnaval do ano que vem, época que para muitos os grupos já devem está definidos, muita coisa pode acontecer no cenário político jataubense, inclusive NADA.

Jota Silva / Folha de Jataúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário