quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Eleições 2020; Plano do PSB mira derrubar Raquel em Caruaru e em Jataúba Antônio de Roque pode ficar mais uma vez sem deputado estadual

Coluna Fogo Cruzado – 29 de agosto de 2019
O Governo do Estado já iniciou o “mapeamento” dos municípios de Pernambuco com vistas às eleições de 2020. A meta do PSB é eleger, pelo menos, a mesma quantidade de prefeitos que elegeu no pleito anterior (70). As prioridades são os municípios mais populosos e de influência regional, a exemplo do Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Garanhuns, Petrolina e Caruaru. O candidato do Recife está escolhido (João Campos), assim como o de Garanhuns (Sivaldo Albino) e o de Petrolina (Lucas Ramos). Já os de Jaboatão, Olinda, Paulista e Caruaru estão indefinidos, podendo o PSB encabeçar a chapa ou apoiar candidatos de outros partidos. A novidade em Caruaru é o esforço que o governo tem feito para unir num mesmo palanque os deputados José Queiroz e Tony Gel, além da ex-deputada Laura Gomes, para tentar impedir a reeleição da prefeita Raquel Lyra. Como a presença do Governo do Estado no município é tímida, arranjou-se um jeito de se construir uma obra por lá, até as eleições, de grande visibilidade urbana, que é o “Parque Ecológico Janelas para o Rio”, versão local do Parque da Jaqueira (Recife), construído na gestão do então prefeito Joaquim Francisco. A obra está orçada em R$ 6 milhões e deverá ser entregue à população até março de 2020.
Cobrança renitente
A decisão do governador Paulo Câmara de construir um parque ecológico em Caruaru foi decorrência da cobrança da população aos deputados José Queiroz (PDT), Tony Gel (MDB) e Delegado Lessa (PP) por uma presença “mais ativa” do Governo do Estado naquela cidade. Os parlamentares, sob pressão, a transferiram para o governador.
Festa paralela 
O Governo do Estado reconhece que cometeu um “erro político” ao distanciar-se por completo do “São João” de Caruaru, maior festa popular do município. Paulo Câmara não pisou lá este ano e deu uma ajuda insignificante (400 mil) à prefeitura para bancar os custos da festa. Em 2020, porém, fará uma espécie de “São João paralelo”.
Cadê o dinheiro?
Depois que o deputado Alberto Feitosa (SD) botou a boca no trombone dizendo que as emendas parlamentares impositivas de 2019 sequer foram empenhadas pelo Governo do Estado, o secretário Décio Padilha (Fazenda) garantiu à Assembleia Legislativa que até o dia 15 de novembro próximo esse problema estará resolvido. 
Transporte alternativo
A proibição do “transporte pirata” decorrente da Lei Federal 13.855/2019, de autoria do deputado Daniel Coelho (CID), deixou em pé de guerra donos de vans e microônibus que operam esses veículos no interior do Estado. Se a proibição não for revista, diz o deputado Diogo Moraes (PSB), vai ferir de morte o Pólo de Confecções do Agreste.
Sem regularidade
Diogo Moraes (PSB) afirma que não há linha regular de ônibus ligando Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, o que obriga os clientes do Pólo de Confecções a se deslocarem para essas cidades através do “transporte alternativo”. Paulo Câmara já foi informado da gravidade do problema em sua recente passagem por Belmonte.
Informações Blog do Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário