terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Jataúba realiza ações inter setorial de prevenção a gravidez na adolescência e IST'S

Com a lei sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro Lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) artigo instituindo a data de 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência,  o município de Jataúba vem desenvolvendo durante todo o mês de fevereiro ações inter setorial e multidisciplinar voltado a prevenção da gravidez na adolescência e IST (INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS) que baseado em estudos recentes tem tido um aumento significativo principalmente no período de Carnaval.
Desta forma as secretarias de saúde, ação social, educação e rede de serviços em parceira como o Conselho Tutelar, mãe Coruja desenvolveram um plano de ação com atividades preventivas voltadas ao público adolescente onde foram realizadas nas unidades de saúde, escolas e CRAS com objetivo de orientar adolescentes e público em geral sobre os efeitos nocivos de uma gravidez não planejada e das IST'S.
Durante todo mês de fevereiro está sendo realizadas ações como: rodas de conversas, oficinas e palestras e a culminância desta ação acontecerá nesta quinta-feira dia 28 às 18 horas na academia da cidade, com um aulão de ritmos, palestras, entrega de preservativos e sorteio de brindes. No período pós Carnaval serão ofertados testes rápidos de HIV, SÍFILIS E HEPATITE para todos que desejarem realizar: o teste é gratuito, rápido e sigiloso onde estaremos disponibilizando uma equipe multi profissional para orientação.
Pesquisas recentes apresentam um aumento de mais de 700% em casos de AIDS no mundo, em nossa região não vem sendo diferente uma vez que as notificações apontam um aumento significativo das IST'S dados dos centros de testagem de Caruaru e Santa Cruz. Em Jataúba por não termos centro de testagem não temos uma precisão nestes dados uma vez que a maioria dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite são para gestantes e seus parceiros e poucos usuários procuram para fazer os testes rápidos. Sendo assim estamos em processo de ampla divulgação que após o Carnaval qualquer usuário que desejar fazer os testes rápidos pode procurar sua unidade de saúde para realizar o mesmo. É grátis, rápido e sigiloso.
Durante todo o mês foram realizada divulgação das ações em formação para professores da rede Municipal, palestra para alunos da escola João de Freitas do Distrito do Riacho do Meio, roda de conversa realizada na USF DO JACÚ com alunos da Escola Águida Amâncio.


Informações e fotos da Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário