sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Condutores pernambucanos já podem usar a versão digital do CRLV

Os motoristas pernambucanos já podem usar o celular para apresentar o documento veicular nas fiscalizações de trânsito. É que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) lança nesta quinta-feira (13) a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o CRLV Digital. E a facilidade pode ser obtida gratuitamente pelo aplicativo que já oferece a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o CNH Digital.
O documento veicular eletrônico é de graça, e basta só estar com o documento em dia, pago, e baixar o sistema no aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta inserir o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV – antigo DUT) no aplicativo para ter acesso ao CRLV Digital.
Caso o veículo em questão for usado por mais de uma pessoa, o proprietário do automóvel ainda pode compartilhar o CRLV Digital com outros cinco celulares – é uma forma, portanto, de toda a família ter acesso ao documento eletrônico do carro.
O documento, porém, só está disponível para quem já pediu a versão eletrônica da carteira de habilitação. Por isso, quem ainda não dispõe dessa facilidade também precisa se cadastrar no sistema, informando nome completo, CNH, telefone e e-mail, para ter acesso aos documentos digitais.
Mesmo assim, a expectativa é que a novidade seja bem aceita pelos motoristas pernambucanos. É que, desde que chegou ao Estado no começo do ano, a CNH Digital já foi baixada por mais de 800 mil condutores.
Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code, que pode ser lido pelos guardas de trânsito para verificar se o documento é verdadeiro. Por isso, a partir de agora o pernambucano pode apresentar apenas o aplicativo da CNH e agora do CRLV Digital quando for parado em uma blitz de trânsito.
Segundo Detran-PE, a versão digitalizada do documento não é obrigatória, e o condutor pode optar por ter ou não ter a CNH e o CRLV Digital.
;
Com informações da Folha PE / Blog do Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário